5 Vantagens em trocar o carro pela bicicleta!

O uso de bicicleta anda sendo incentivado cada vez mais como meio de transporte. O motivo são os mais diversos benefícios do objeto, um dos mais antigos de locomoção no mundo. Vale a pena investir na bike diante de algumas vantagens. Saiba mais!

Quais as vantagens de trocar caro por bicicleta?

Carro chama a atenção pelo conforto em uma longa distância, mas envolve gastos muito maiores e nem sempre é vantagem. Para quem anda avaliando a troca enumeramos cinco motivos que podem valer a pena. 

Economia 

Ter carro na garagem envolve uma lista de gastos a ser pensada. Mesmo comprando 0 km, ele necessita de uma manutenção pontual. Também consome combustível, custo com estacionamento e limpeza e trocas constantes de peças. 

Com a bicicleta temos um custo de manutenção também, mas muito menor. O combustível são as próprias pernas e estacionar não é complexo. Em muitos locais há bicicletários que não pagam nada. 

Valor do transporte

A compra de um carro ou de uma bicicleta também não se compara em valores. Com R$ 1.500 você compra uma excelente bike e todo o seu equipamento de sinalização e segurança. Nem mesmo as motos mais em conta custam apenas isso. As peças são mais baratas também para a troca. 

É um ótimo exercício

Dos exercícios físicos a bicicleta sempre é apontada como um dos melhores. Seu movimento faz uso de muitos grupos musculares e promove a perda de peso, melhoria do sistema cardio vascular e qualidade de vida. 

A ida e volta para o trabalho ou distancias curtas pode ser um ótimo exercício físico todos os dias. Aumenta a resistência física.

Bicicleta não paga impostos

Outro ponto importante. Todos os anos há o pagamento do IPVA MG e outros estados, DPVAT, multas e taxas. Andando na ciclovia e sempre respeitando o trânsito o ‘pedaleiro’ não terá problemas e não possui impostos a serem pagos. 

É um transporte livre de poluentes

É comum das famílias atualmente terem dois ou mais veículos jogando poluentes no ar todos os dias o tempo todo. A qualidade do ar que respiramos já não é das melhores e a tendência é ficar ainda pior nos próximos 10 anos. 

Há um enorme incentivo das cidades tanto de evitar a piorar a poluição e aumento da temperatura nas grandes cidades em consequência como desafogar o trânsito. A bicicleta pode ser bem mais rápida no trânsito caótico de algumas cidades. 

Andar de bike exige alguns cuidados

O veículo de duas rodas deixa o pedaleiro muito exposto e os itens de segurança são essenciais. Um deles é o capacete para proteger a cabeça e o rosto em caso de quedas. 

Para o período da noite é importante andar com lanternas de segurança tanto nos sapatos como na parte de trás da bicicleta. O colete de segurança é importante para ser visualizado pelos carros. Quando o farol cruza com o ciclista ele fica mais iluminado e visível. 

Vale também sempre usar a ciclofaixa quando a cidade a fornece. Quanto menos andar entre os carros melhor, em especial respeitando a sinalização. 

Leave a Comment

Filed under Default

Comments are closed.