Motivos que podem levar alguém a aposentadoria antecipada

Normalmente a aposentadoria é concedida por tempo de contribuição do assegurado do INSS, ou aposentadoria por idade. No entanto, há casos que alteram esse processo e concedem o pagamento do aposentadoria antes do trabalhador cumprir com o período estipulado de contribuição e idade. Entenda quais são as causas.

Sobre a aposentadoria

No Brasil, a aposentadoria é concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). Para ter direito ao salário, o trabalhador precisa contribuir com o instituto mensalmente. Quando trabalha com registro em carteira, automaticamente o valor de contribuição é descontado do salário bruto.

Aqueles que são autônomos ou não são registrados, podem fazer o pagamento mensal diretamente para o INSS. Normalmente esse processo é feito em carnê.

Para solicitar a aposentadoria há um período de carência. Sendo:

Para homens:

  • 35 anos de contribuição. Com idade mínima de 53 anos o tempo de contribuição pode ser de 30 anos;
  • Por idade: 65 anos;

Para mulheres:

  • 30 anos de contribuição. Com idade mínima de 48 anos o tempo de contribuição pode ser de 25 anos;
  • Por idade: 60 anos.

Requerer aposentadoria antecipada

Algumas formas de antecipar a aposentadoria, permitida pelo INSS, podem ser benéficas para uma parte da população.

Para isso, o instituto prevê a concessão do benefício para:

  • Invalidez do trabalhador: enfermidade que não permite a continuação no trabalho. É preciso comprovar a condição em perícia médica;
  • Aposentadoria proporcional, para os associados ao INSS até 16/12/1998;
  • Seguindo o tempo de contribuição e não a idade.

Antes de solicitar a aposentadoria antecipada, o ideal é procurar um profissional como advogado previdenciário ou contador, para receber as orientações sobre as vantagens e desvantagens do processo.

Solicitar aposentadoria antecipada

Aqueles que desejam antecipar a sua aposentadoria, ou até mesmo solicitar no período tradicional, devem agendar o pedido no site do INSS. O portal Meu INSS permite que esse serviço seja realizado.

Em seguida, devem comparecer até a agência mais próxima da Previdência Social, portando os documentos necessários como RG, CPF e carteira de trabalho.

O instituto deve analisar o pedido e postar o resultado via internet. A consulta pode ser feita no Meu INSS. O valor varia conforme o contribuinte, e a data de pagamento é pré-estabelecida na tabela INSS.

Leave a Comment

Filed under Default

Comments are closed.