Saiba se você se encaixa nos requisitos necessários para se inscrever no Prouni

Para ingressar no ensino superior, os estudantes devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Depois do exame, o estudante pode concorrer à bolsas de estudo parciais e integrais no ensino privado através do Prouni.

Este programa já garantiu o certificado de graduação para centenas de jovens e adultos, mas nem todos os candidatos do Enem podem se inscrever na inciativa. Saiba a seguir se você se encaixa nos requisitos necessários do Prouni.

O que é o Prouni?

O Prouni é a sigla para o Programa Universidade Para Todos e já facilitou o acesso a cursos superiores de qualidade para muitos estudantes. O principal objetivo do programa é auxiliar estudantes de baixa renda a conseguirem seu diploma de conclusão de curso.

Após a realização do Enem, o estudante deverá aguardar o período de inscrição do Prouni para realizar o seu login. Na plataforma digital, é preciso escolher duas opções de curso. Vale lembrar que a primeira opção é chamada de curso preferencial e quem ingressa na formação, está automaticamente eliminado da segunda.

As bolsas do programa se dividem em duas categorias, as bolsas parciais e integrais e para garantir a sua vaga, é fundamental possuir uma nota superior a nota de corte do curso escolhido.

Quem pode se inscrever?

O intuito do Prouni é subsidiar o ensino dos estudantes de baixa renda que gostariam de começar uma graduação. Por isso, o programa dispõe de alguns requisitos para selecionar seus candidatos. São eles:

  • Estudantes do ensino médio na rede pública;
  • Estudantes do ensino médio na rede particular na condição de bolsista integral;
  • Ter renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsa integral;
  • Ter renda familiar de três salários mínimos vigentes ara bolsa parcial.

Caso você não preencha as exigências do programa, vale lembrar que você ainda pode concorrer a bolsas de estudo para estudar na rede particular de ensino, efetuando as inscrições Educa Mais Brasil.

O que é o ponto de corte do Prouni?

Para conseguir ingressar em um curso através do Prouni, é preciso que a sua nota no Enem seja superior ao ponto de corte da formação escolhida. Esta nota é definida de acordo com as vagas disponíveis para cada curso e a pontuação dos estudantes inscritos.

A pontuação mínima alcançada pelos estudantes será o ponto de corte da graduação. Quem superar a pontuação base no último dia de inscrição do Programa Universidade Para Todos, pode ganhar bolsas de até 100%.

Leave a Comment

Filed under Default

Comments are closed.